Esporte é cultura
É fato que a essa hora eu já deveria estar na cama, visto que amanhã é meu primeiro dia de aula e já são quase 3 da manhã... Mas, agora pouco, durante o banho, um pensamento me ocorreu, e sabe como eu sou. Não podia deixar isso passar.
Eu estava pensando sobre o que leva uma pessoa a se tornar um esportista. Um jogador de futebol, por exemplo. Há, por acaso, alguma 'profissão'(eu chamaria mais apropriadamente de 'forma de ganhar dinheiro', e não profissão) mais cruel e (como se diz mesmo quando você quer tudo pra si, sem se importar com o resto?) do que esta? Você passa sua vida inteira correndo atrás de uma bola, e isso nunca termina, e você quer sempre mais, e mais, nunca está satisfeito...
E quando você finalmente ganha, chega no topo, qual é o seu prêmio? Dinheiro e reconhecimento. Mas reconhecimento pelo quê? Por conseguir chutar uma bola no gol por muitas vezes? Ou seria por agarrá-la? Que direito você tem de dividir o mesmo jornal com uma familia 'branca' que adotou 3 crianças 'negras', com um homem que salvou um bebê de um incêndio? Ou até mesmo um cachorro que salvou um menino de se afogar?
Você 'luta' sua vida interira e o que você consegue? Uns muitos milhões no banco. E para pagar seu gordo salário no final do mês, foi preciso tirar o 'arroz com feijão' de cada dia, da boca de muitas pessoas. Como alguém pode se orgulhar de tal feito? Eu não consigo entender. Se vangloriam por terem ganhado muito dinheiro, por terem chegado a ser os melhores no que fazem mas, para quê? Para morrerem como todo mundo morre!
O máximo que conseguem é se fazerem lembrar por algum 'feito extraordinário', quando muito. Nada fica. Os bonzinhos ainda abrem suas escolinhas pra tirar as crianças da favela... Não sei se isso não é pior. Estão formando mais crianças que não se importam com ninguém além delas mesmas, corrompendo suas pobres cabeçinhas. De que adianta elas entrarem no esporte? Isso não vai fazê-las mais inteligentes, também não vai fazer com que elas consigam um bom emprego, nem que consigam fazer uma faculdade, nem que apredam que há coisas mais importantes do que marcar gols e fazer seu time ganhar. Incitam a violência, e todos aplaudem.
Ah, mas o esporte melhora a sua qualidade de vida. Qualidade?! O que é qualidade de vida? É você viver bem consigo mesmo? É viver mais? Mas de quê adianta viver mais se você disperdiça sua vida inteira correndo atrás de dinheiro, fama e um título do campeonato mundial, ou uma bola?
O que você faz pro mundo? Quantas pessoas você ajuda? Você é um pobre coitado tão inútil que só serve mesmo pra chutar uma bola, sem propósito algum, por pura diversão...
Ah que divertido, vamos todos correr atrás de um bola, e vamos esperar que um dia o mundo vai melhorar. Vamos correr e rir, rir do mundo, rir de nós, rir das pobres pessoas que vão a um estádio ver idiotas correndo atrás de uma bola e deixam seus dinheiros nos bolsos deles. Quem é mais palhaço, o jogador, ou o tercedor, o que faz a diversão, ou o que se diverte com tamanha hipocrisia...? Quem poderá me responder tal pergunta?
Postado ás: 17:44
_______________________________________________
Vejam que estranha coincidência, número da sorte: 18, mês: janeiro, ano: 1991.
Assim, temos: 18/01/1991. A data de meu nascimento. Essa descrição se aproxima tanto, mas tanto de como eu realmente sou, que não podia deixá-la passar.
Pessoas nascidas em:190719191931194319551967197919912003
Nome da Cabra em japonês: Hitsuji
Nº da sorte: 18
Estação do ano: inverno
Mês no Brasil: janeiro
Cor astral: branco
Dia Favorável: segunda-feira
Hora da Cabra: 13 às 15h
Direção do signo: sul- sudoeste
Elemento fixo: Fogo
Polaridade: In (Energia Izanami)
Espírito Luz Protetor e Regente do Signo: Tsukiyomi no Mikoto (deus-Lua),
Energia que atua sobre : sensualidade, arte, sonho, contemplação, dependência e o amadorismo.
Mitologia: Tsukiyomi, o deus-Lua, é filho da dualidade criadora, Izanami no Mikoto e Izanagui no Mikoto, energias conhecidas na filosofia Zenchi como In e Yô (Ying e Yang em chinês). Ele é irmão do meio entre a deusa-Sol (Amaterassu) e o deus-Tempestade (Suzano-ô).
Protetora da Sorte: Benten (deusa da Artes e Protetora do Sexo Feminino).
Destino: As pessoas nascidas sob o signo de Cabra são muito inquietas, nervosas e precisam estar sempre fazendo alguma coisa para se sentirem felizes. Não suportam o ócio nem a solidão. Têm muito orgulho de si mesmas e de suas habilidades. Dão muita importância à própria aparência. São muito afetuosas e sentimentais. Em relação à mentalidade, este signo representa a imaginação sonhadora e a tendência constante para meditar no passado. Amam a liberdade e se destacam em atividades que exigem pioneirismo e exploração.
Qualidades: Os nativos de Cabra são pessoas tenazes, intuitivas, patrióticas, têm muito tato, sinceras, têm capacidade executiva, trabalham duro, sabem gerênciar fundos, pacientes, perseverantes e protetoras dos interesses dos empregadores.
Defeitos: Os nativos de Cabra podem se tornar pessoas sempre na defensiva, preocupam-se demais, ciumentas, sensíveis à crítica, manipuladoras, pessimistas, egoístas, têm pouca auto-estima e possessivas:
Perfil: De paixão transbordante, os nativos de Cabra, quando canalizam corretamente as energias cósmicas são: elegantes; criativos; inteligentes; doces; simples; perseverantes; humildes; delicados; amorosos; maleáveis; altruístas e pacíficos. Porém se houver desvio na canalização das energias, podem se tornar: mesquinhos; pessimistas, detalhistas; insatisfeitos; caprichosos; comodistas; indisciplinados; dependentes e inquietos. Personalidade: Os nativos deste signo são sensíveis, protetores e apreciadores da vida doméstica. Por natureza as pessoas de Cabra são simpáticas, tímidas e temperamentais. Tem imaginação fértil e são muito emotivos. Estão constantemente ajudando os outros e lutando por uma boa causa, o que satisfaz o desejo de ser útil. O estado de humor destes nativos mudam rapidamente. Sentem-se atraídos por problemas que afetam grande número de pessoas e lutam em favor dos menos favorecidos. Seres gentis, generosos e compreensivos, mostram-se bastante ligados à vida doméstica e familiar. São considerados bons samaritanos. Os cuidados e as preocupações com as pessoas que amam beiram à superproteção, e não medem esforços para auxiliar os que passem por dificuldades. Por serem avessos à violência, preferem as lamúrias à brigas ou discussões. Sua relação com o passado e a valorização das lembranças podem se tornar uma mania bastante desagradável. Com grande tendência ao pessimismo, são sensíveis à críticas ou a palavras bruscas.
Postado ás: 17:20
_______________________________________________
Agora eu fico pensando...
Eu tenho uma paixão tão imensa por livros, é algo que me encanta de uma forma tão incrível! Pra ser sincera, realmente sincera eu não sei quando isso tudo começou. Minha mãe e meu pai não liam quase nada e nem tinha amigos que lessem mas, meu pai sempre me incentivou a ler.
Ele achava isso muito importante pra formação de uma pessoa.
Quando eu vejo uma biblioteca bem conservada, cheia de prateleiras de livros, com suas capas vermelhas, suas escritas em dourado, suas páginas amareladas, encadernações de couro, edições de colecionador... Ah! Tudo é tão lindo! Eu fico pensando sobre que histórias aqueles livros não guardam, quantas coisas eu poderia aprender lendo aquilo, quantos sonhos, fantasias aqueles livros já não despertaram nas pessoas...
Oh... Eu gostaria que meus filhos compartilhassem do mesmo amor que tenho pelas artes em geral.
Gostaria de um dia poder ter uma grande biblioteca. Gostaria de um dia ler 'Utopia'. Gostaria de um dia poder ter um lindo piano na minha sala, tocar e ensinar outras pessoas a tocar...
Tantas coisas que eu gostaria que acontecessem...
Um dia, quem sabe, não é? ^^
Postado ás: 07:46
_______________________________________________
Ensaio sobre o conformismo humano
Essa foi uma postagem minha no meu fotolog, do dia 13/02/2007. Gostaria de preservar isso... Ainda que me doa muito, pensar sobre.
Eu fico pensando nisso... Eu tenho uma irmã de 7 anos. Se algo assim acontecesse com ela... Só me matando. Precisariam me matar pra que eu ão cortasse pedacinho por pedacinho de quem fez isso. E mesmo assim... Nada traria ela de volta, não importa quan tos morresem, nada aliviaria a dor de perder alguém de forma tão cruel. Daqui uns anos, quem fez isso vai sair da cadeia, ninguém fica lá muito tempo mesmo, a não se que seja inocente. E aí o que acontece? Nada! Como eu queria poder controlar os sonhos dessa pessoa, como e queria fazê-la ver o corpo desse menino todas as noites, ouvir os gritos até o fim da vida dele. Como acontece comigo quando eu penso nisso, chega a doer!
"Olá... Eu só queria poder dizer a vocês, pessoas. O quão ridículas vocês são. O quão idiota a humanidade é.
Eu estava vendo a última notícia do site do Angra, e me deparo com o desabafo de Rafael Bittencourt(que tem meu total e singelo respeito a partir de agora, não que isso realmente importe), sobre o garoto chamado João Hélio Fernandes, de 6 anos. Há essa altura eu acredito que todos já devem saber de quem se trata, pois se não sabem, vou lhes dizer, estou falando do garoto que ficou preso para fora do carro pelo cinto de segurança, após o furto do mesmo, e foi arrastado por uma distância de 7KM. Você tem idéia do que são 7Km? Talvez você nunca tenha andado tanto, talvez você só ande de carro, mas essa distância é realmente grande!
E eu me pergunto: Quantas pessoas não viram isso? Droga! Quantos inúteis não viram isso e não fizeram nada? Nada! Afinal de contas foram 14 ruas, e 14 ruas do Rio de Janeiro! Que mundo é esse? Que droga de mundo é esse?
Por horas eu nem sei o que dizer. Eu só fiquei realmente chocada, não sabia do acontecido pois não assisto muita TV, e nem acho que adiantasse...
Sabe o que é pior nisso tudo? É ver a forma fria e indiferente que as pessoas tratam um assunto como esse. Eu sinto que daqui a uns dias tudo será esquecido. E como pode? Como podem esquecer algo tão vil e cruel quanto isso? No momento estou escrevendo isso aos prantos, não vou esquecer isso, não vou mesmo. Eu não posso fazer tanto quanto eu queria, então pelo menos, esquecer eu não vou! Mas vocês, vocês vão sair de suas casas daqui algumas noites, e vão pro carnaval, vão se divertir e rir de um mundo podre e sem perspectivas. Rir.
Se juntar a mais hipócritas como vocês, rir e se conformar com o mundo, porquê isso não os atinge diretamente. "Pra que se importar não é? Coisas assim acontecem o tempo todo, porquê vou me importar logo com ESSE caso?"
Percebem? Como podemos viver em um mundo em que coisas como essas soam tão normais para algumas pessoas? Como vocês conseguem viver tão intensamente sem se importar com as coisas a sua volta, o mundo está ruindo, e vocês pensando em carnaval! Meu deus! Como pode uma coisa dessas? O que vocês vão festejar? A impunidade? A corrupção? Os roubos? Os assaltos? As mortes? A violência? O meio ambiente indo pelos ares? O plaenta acabando? Hey, me digam? Me dêem um bom motivo pra acreditar nas pessoas? Acreditar que esse mundo tem salvação, acreditar que as pessoas não são assim! Acreditar que um dia poderei ter filhos, e meus filhos poderão ter filhos e essas gerações terão condições de viver nesse mundo!
Eu olho adiante, e tudo que vejo é destruição, destruição atrás de destruição. Conformismo. Eu temo sobre tudo, pelas pessoas. Pessoas simples, ingênuas, não cientes de suas capacidades mentais e seus próprios atos. Pessoas que nem sabem desse fato e de tantos outros, mas ainda assim são afetadas por isso, ou serão de alguma forma, mais dia, menos dia. Temo pois o planeta está ruindo, e não somos eu, ou você os afetados, e sim todo o planeta. Tanto pessoas que vivem suas vidas, olhando para si próprias, quanto pessoas que dedicaram suas vidas a causas maiores. E o pior, é que agora que o mundo se deu conta disso tudo, é tarde demais, e só um milagre poderia salvar isso que chamamos de humanidade, mas que pra mim, não tem nada de humana.
Mas que nada, chega o carnaval, e todo mundo esquece.
Eu não vou esquecer, não vou...
E enquanto coisas assim acontecem, policiais matam inocentes, ou unem-se a assaltantes, assassinos, e traficantes. Odeio policiais, tenho asco realmente. Sempre acham que podem fazer qualquer coisa, mas na verdade não fazem nada, nada. Aliás, nesse pais ninguém faz nada. Porquê por a culpa apenas nos policiais? Ninguém faz nada. As pessoas vêem furtos, mortes, sequestros, abusos, e não fazem nada. Simplesmente deixam passar. É tão normal não, é? Ás vezes ouvimos de pessoas que foram assaltadas mais de 10 vezes, e o que elas fazem quanto a isso? Eu respondo: Nada! Elas não fazem nada! Simpesmente reconstroem suas vidas(bens). Ninguém tem coragem de enfrentar uma arma. Nada por uma causa maior, somente suas vidas, Suas inúteis e insignificantes vidas, que serão desperdiçadas, pois você está muito ocupado pensando em você, só em você. O que você fez até agora na sua vida? Ahhh você trabalhou, é, você trabalhou sua vida inteira pra ter uma vida confortável, pra ser 'alguém' na vida? Bem, eu lhe digo o que você é: Você é um nada! Você é só mais alguém nesse mundo, apenas mais uma pessoas inútil que não adicionou nada pra ninguém! De que vale ter dinheiro? Você não pode comprar mais 'Ar' pro mundo.
Eu estou cansada disso, e também não sei mais o que escrever, não acho palavras pra expressar meu desprezo por tudo isso, tudo!
Eu acho dificil dormir essa noite, dificil não olhar pra tudo a minha volta com desprezo...
Como é detestável, o fato de que com tantas coisas assim acontecendo, ainda haja espaço na cabeça das pessoas para coisas como preconceitos contra negros, asiáticos, árabes, homosexuais, mulheres, loiras, gordos, magros, etc, etc, etc...Eu não preciso de comentários, nem nada disso, eu só perciso que vocês leiam isso. Leiam e acordem! Acordem por favor! Olhem a volta e vejam o que fizemos com o mundo!
Por Patrícia Gusso, Lousien."
Postado ás: 22:59
_______________________________________________
Bem, eu penso que existem muitas coisas que eu gostaria de compartilhar com os outros, então, pouco a pouco, talvez eu consiga.
Esse foi o único poema que fiz em minha vida. Fico muito feliz que ele tenha sido apenas com uma história, e não tenha sido escrito pra ninguém além de mim mesma. Eu não coloquei um título nele... Jamais encontrei algo que fosse adequado.
Quem sabe um dia ele não vire uma música.
"Eles haviam marcado um encontro.
Ela chegou mais cedo,então sentou-se sob o pinheiro,e esperou...
Ela já havia esperado por muito tempo
quando os primeiros pingos de chuvacomeçaram a cair...
Não se moveu,continuou esperando.
Quando ela pensava nele seus olhos brilhavam como as estrelas,
e seu coração parecia querer sair de seu corpo
e ir em busca de seu amado.
Então permanecia imóvel,
olhando a rua ficar encharcada
a medida que os pingos de chuva engroçavam...
Pensando... Como é doce esse momento!
Ela ainda o esperava quando a chuva parou.
O esperou durante o outono
enquanto as folhas caiam...
O esperou durante o inverno
quando a neve cobria o chão de branco...
O esperou durante a primavera
vendo a primeira e a última flor desabrochar...
E o esperou durante o verão
sentindo o sol cada vez mais perto...
E seu amor cada vez mais longe...
Mas ele nunca apareceu.
Por vezes, em sua solidão, ela pensava
que tudo poderia ter sido apenas um sonho.
E se lembrava de que nunca se deve desistir de um sonho.
E hoje ela ainda está lá,
esperando por seu ingrato amante
que nunca a amou.
Agora, quando ela pensa nele,
seus olhos já não brilham mais como as estrelas
e seu coração já não quer mais sair de seu corpo.
Ambos adormeceram após tamanha espera...
E ele sabe que ela ainda está lá.
E isso garantirá que,
não importa quantas luas passem,
ele nunca a esquecerá
e cumprirá sua promessa.
E então ela poderá seguir em paz
e esquece-lo para todo o sempre..."
Postado ás: 22:43
_______________________________________________