Esporte é cultura
É fato que a essa hora eu já deveria estar na cama, visto que amanhã é meu primeiro dia de aula e já são quase 3 da manhã... Mas, agora pouco, durante o banho, um pensamento me ocorreu, e sabe como eu sou. Não podia deixar isso passar.
Eu estava pensando sobre o que leva uma pessoa a se tornar um esportista. Um jogador de futebol, por exemplo. Há, por acaso, alguma 'profissão'(eu chamaria mais apropriadamente de 'forma de ganhar dinheiro', e não profissão) mais cruel e (como se diz mesmo quando você quer tudo pra si, sem se importar com o resto?) do que esta? Você passa sua vida inteira correndo atrás de uma bola, e isso nunca termina, e você quer sempre mais, e mais, nunca está satisfeito...
E quando você finalmente ganha, chega no topo, qual é o seu prêmio? Dinheiro e reconhecimento. Mas reconhecimento pelo quê? Por conseguir chutar uma bola no gol por muitas vezes? Ou seria por agarrá-la? Que direito você tem de dividir o mesmo jornal com uma familia 'branca' que adotou 3 crianças 'negras', com um homem que salvou um bebê de um incêndio? Ou até mesmo um cachorro que salvou um menino de se afogar?
Você 'luta' sua vida interira e o que você consegue? Uns muitos milhões no banco. E para pagar seu gordo salário no final do mês, foi preciso tirar o 'arroz com feijão' de cada dia, da boca de muitas pessoas. Como alguém pode se orgulhar de tal feito? Eu não consigo entender. Se vangloriam por terem ganhado muito dinheiro, por terem chegado a ser os melhores no que fazem mas, para quê? Para morrerem como todo mundo morre!
O máximo que conseguem é se fazerem lembrar por algum 'feito extraordinário', quando muito. Nada fica. Os bonzinhos ainda abrem suas escolinhas pra tirar as crianças da favela... Não sei se isso não é pior. Estão formando mais crianças que não se importam com ninguém além delas mesmas, corrompendo suas pobres cabeçinhas. De que adianta elas entrarem no esporte? Isso não vai fazê-las mais inteligentes, também não vai fazer com que elas consigam um bom emprego, nem que consigam fazer uma faculdade, nem que apredam que há coisas mais importantes do que marcar gols e fazer seu time ganhar. Incitam a violência, e todos aplaudem.
Ah, mas o esporte melhora a sua qualidade de vida. Qualidade?! O que é qualidade de vida? É você viver bem consigo mesmo? É viver mais? Mas de quê adianta viver mais se você disperdiça sua vida inteira correndo atrás de dinheiro, fama e um título do campeonato mundial, ou uma bola?
O que você faz pro mundo? Quantas pessoas você ajuda? Você é um pobre coitado tão inútil que só serve mesmo pra chutar uma bola, sem propósito algum, por pura diversão...
Ah que divertido, vamos todos correr atrás de um bola, e vamos esperar que um dia o mundo vai melhorar. Vamos correr e rir, rir do mundo, rir de nós, rir das pobres pessoas que vão a um estádio ver idiotas correndo atrás de uma bola e deixam seus dinheiros nos bolsos deles. Quem é mais palhaço, o jogador, ou o tercedor, o que faz a diversão, ou o que se diverte com tamanha hipocrisia...? Quem poderá me responder tal pergunta?
Postado ás: 17:44
_______________________________________________